O Equilíbrio entre a Tradição e a Sustentabilidade nas Comunidades Quilombolas do Rio Trombetas
Biodiversidade e o Modo de Vida das Comunidades Quilombolas do Rio Trombetas
As comunidades quilombolas do rio Trombetas tem uma relação muito forte com a biodiversidade. Essas populações utilizam de diversos recursos naturais para suas necessidades diárias, essas matérias primas vão desde árvores como castanheiras, até frutos, animais a fibras vegetais e óleos essenciais. Muito do que é retirado da natureza é usado para necessidades alimentar, econômica e social.
Publicidade
Heranças Culturais Indígenas nas Comunidades Quilombolas do Rio Trombetas
Muitos aspectos culturais inerente dos quilombolas é decorrente de influência indígena, como por exemplo a alimentação, na culinária local é comum o consumo de quelônios como tartarugas e tracajás; além dos pescados tucunaré, aracu, pacu, piranha, pescada, sardinha, barbado, surubim, jaú, filhote, piraíba, trairão, traíra, pirarara, bodó, apapa, saranha, peixe-cana e camunãni e caças como porco-do-mato, anta, veado, mutum, macaco, tatu, paca e cutia. A utilização desses animais silvestres na culinária dos quilombolas é de forma controlada, apenas de consumo próprio e não possuem fins lucrativos como vendas demasiadas.
Publicidade
A Agricultura e Pesca nas Comunidades Quilombolas do Rio Trombetas: Uma Fonte de Sustento e Cultura
A agricultura das comunidades quilombolas é baseada em pequenas roças individuais onde são cultivados vegetais como mandioca, macaxeira, milho, pimenta, abóbora, cana-de-açúcar, melancia e frutas variadas. Os moradores locais produzem farinha de mandioca para consumo próprio e para venda, no caso de excedente. Também realizam extrativismo de coleta florestal da castanha-do-Brasil, breu, cipó e copaíba. A pesca é uma das atividades mais importantes para as comunidades, sendo utilizados instrumentos básicos como anzol, flexa, malhadeira, arpão e zagaia.
O Rio Trombetas: Berço de Comunidades Quilombolas e Reservas Ambientais
Existe 27 comunidades rurais que estão localizadas ao longo do rio Trombetas e de seus afluentes Erepecuru, Cuminá e Acapu, no município de Oriximiná/PA, sendo que 11 comunidades de remanescentes de quilombos estão situadas nas duas unidades de conservação ambiental federais que ocupam parte do território do município, Floresta Nacional de Saracá-Taquera e Reserva Biológica do Rio Trombetas.
Publicidade
Explorando a Beleza Natural e Cultural da Comunidade Quilombola de Cachoeira Porteira no Alto Rio Trombetas
Uma dessas comunidade quilombola é Cachoeira Porteira , localizada no alto rio Trombetas sendo a última comunidade rio acima, é conhecida por sua belezas naturais e culturais. Além disso, a região é uma das mais procuradas por amantes da pesca esportiva, graças a suas cachoeiras exuberantes e diversidade da ictiofauna.
Cachoeira Porteira: Destino de Pesca Esportiva em Meio à Beleza Natural e Cultural
A pesca esportiva é uma atividade que tem ganhado cada vez mais popularidade em Cachoeira Porteira, atraindo turistas e pescadores de todo o país. A prática é uma forma de lazer e entretenimento que possibilita aos participantes desfrutarem da natureza e experimentarem a adrenalina de capturar peixes de diferentes espécies.
Pesca Esportiva: um fator de desenvolvimento e preservação na comunidade de Cachoeira Porteira
A pesca esportiva é importante para a economia local, pois atrai turistas para a região, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade de Cachoeira Porteira. Além disso, a prática é uma forma de preservar a natureza, pois os pescadores esportivos respeitam os limites de pesca e são orientados sobre a importância de conservar a biodiversidade.
Comentarios