TUCUNARÉ THYROUS O PEIXE MAIS FORTE DO BRASIL ESTÁ EM CACHOEIRA PORTEIRA NO ALTO RIO TROMBETAS! QUE TAL VIR BUSCAR SEU TRÓFEU?
Por Jheiffison Clemente Souza
Tucunaré Thyrorus o Mais Forte da Família
A pouco tempo a Comunidade de Cachoeira Porteira no município de Oriximiná-PA se tornou um destino de referência para muitos pescadores amadores, esportivos e profissionais de todo território brasileiro e até mesmo em âmbito internacional. O crescimento da pesca esportiva no rio Trombetas e seus afluentes se da pelos cenários encantadores e deslumbrantes da região e pelas inúmeras espécies de peixes. E uma das espécies mais procuradas por todos os pescadores, é sem dúvida, o Tucunaré Thyrorus. Também conhecido como Tucunaré-Porteiro, essa espécie tem o reconhecimento por muitos pescadores profissionais por ser o Tucunaré mais forte da família.
Publicidade
Saiba Mais Sobre o Tucunaré Thyrorus
O nome Thyrorus é derivado da palavra grega 'thyroros'. O Thyrorus é conhecido também como Tucunaré-Porteiro devido a sua localização geográfica na Cachoeira Porteira. A palavra "porteira" tem o significado de portão ou entrada e foi introduzido no nome "Cachoeira Porteira" com significado de liberdade. Palavra esta utilizada pelos primeiros escravos que subiram as corredeiras fortes de cachoeiras a procura de emancipação.
O Tucunaré Thyrorus apresenta uma fileira contínua de pontos claros distintos ao longo de sua lateral. Também, é evidente a presença de grandes manchas oceladas substituindo as barras verticais nos adultos. Incluindo uma pequena mancha próxima à base da nadadeira e barbatana dorsal. Suas características são semelhante aos seus congêneres jariina, pinima , temensis e vazzoleri.
Publicidade
Tucunaré Thyrorus Exclusivo do Alto Rio Trombetas
O (Cichla thyrorus) é um tucunaré nativo
na região do alto rio Trombetas, ele vive a montante das cachoeiras . Sendo exclusivo da região, essa espécie de peixe está se tornando um símbolo amazônico cobiçado pelos pescadores de todo o Brasil. Fisgar e puxar esse peixe é um grande desafio, devido este possuir uma força extrema, o que deixa a pescaria mais interessante e desafiadora.
Hábito do Thyrorus
Diferentemente de outras espécies de tucunaré, o Thyrorus prefere ficar entre as pedras encravadas no rio Trombetas, em vez de ficar entre os galhos de igapós e lagos. Devido seu habitat natural de vivência, em meio a cachoeiras e corredeiras, o Thyrorus é um peixe bem corpulento e musculoso. O mais interessante deste peixe, é que muitas vezes é preciso arremessar sua linha nas corredeiras para captura-lo, o que torna a pesca única e incomum.
Publicidade
LEIA TAMBÉM
Qual Isca Utilizar Para Capturar o Thyrorus?
Publicidade
O Pescador Marcelo Massaki Matsui utilizou a isca de superfície Snake cor N4 para fisgar o Tucunaré Thyrorus do rio Trombetas. E você caro pescador, qual isca utilizou para capturar o Tucunaré Thyrorus?? "deixe sua resposta no comentário". Segundo o site FishBase o Tucunaré Thyrorus com maior recorde mundial já capturado no Rio Trombetas-Brasil foi de 80 cm de comprimento com peso de 8,62 kg. E você, qual foi seu recorde?? "deixe sua resposta no comentário".
Se está pensando em vir pescar no rio Trombetas!
Entre em contato conosco e saiba mais sobre a pesca esportiva, transportes, translado, acomodações, pacotes de pesca e muito mais na região de Cachoeira Porteira.
Publicidade
Referências
1. G1. Tucunaré-porteiro lidera a lista dos mais fortes. 12 mai. 2022. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2018/11/16/tucunare-porteiro-lidera-a-lista-dos-mais-fortes.ghtml> Acesso em 12 maio. 2022.
2. FishBase. Cichla thyrorus. 1 mai. 2022. Disponível em: <http://www.fishing-worldrecords.com/scientificname/Cichla%20thyrorus/show> Acesso em 12 maio. 2022.
3. Kullander, SO e EJG Ferreira , 2006. Uma revisão do gênero de ciclídeos sul-americanos Cichla , com descrições de nove espécies novas. Ictiol. Explorar. Água fresca. 17(4):289-398. (Ref. 57716 ).
Comments