NO RIO TROMBETAS VOCÊ ENCONTRARÁ AS MAIORES PESCADAS-BRANCAS JÁ VISTAS NA AMAZÔNIA!
Por Jheiffison Clemente e Stephany Olgaides
A diversidade ictiofaunística do Rio Trombetas atrai pescadores esportivos de todo o Brasil
O Rio Trombetas é um ponto de pesca referencial para todos os pescadores esportivos do Brasil, devido possuir uma grande diversidade de espécies ictiofauna, o que torna a pescaria uma grande aventura. A Corvina não é a principal atração do rio Trombetas como o Tucunaré Thyrorus ou o Trairão. Porém, o que torna a Corvina tão interessante é o seu tamanho que pode ultrapassar os 50 cm de comprimento. Além de darem uma boa briga e fazerem a felicidade dos pescadores.
Publicidade
Diagnose da corvina do rio Trombetas
O nome cientifico da Corvina é Plagioscion squamosissimus, na região de Cachoeira Porteira ela é conhecida comumente como Pescada-Branca. A Corvina apresenta uma coloração uniformemente cinza-claro com o tom prateada e uma pequena macha escura próximo de sua nadadeira peitoral. Tem um corpo robusto, alto e cumprido com escamas brilhantes e boca relativamente grande com minúsculos dentes cerrados.
Publicidade
LEIA TAMBÉM
Biologia da pescada-Branca do rio Trombetas
Biologicamente é um peixe carnívoro que consume basicamente peixes de pequeno porte e insetos. A reprodução de Corvina no rio Trombetas ocorre nos períodos de vazante e seca. Uma curiosidade interessante da pescada é que os machos durante o período de reprodução reproduzem sons característicos a "roncos" perceptível quando está fora d'água.
"Os pescadores que pegam os melhores peixes são aqueles que arriscam ir além da beira do rio.." - Ighor Mattos Granado.
Culinária
A Corvina é um peixe bastante apreciado pelo povo de Cachoeira Porteira. Por ter uma carne saborosa, suculenta e de gosto suave, devido não possuir muita gordura. Os habitante da região costumam comer a pescada de três formas diferente: ASSADO, passado sal e lavado com limão; FRITO, polvilhado na farinha de trigo e posteriormente frito em óleo e COZIDO com bastante vegetal, verduras e hortaliças como cheiro verde, cebola, tomate, olho e muitos outros ingredientes.
Publicidade
Técnica de pesca local
A Corvina costuma ser encontrada no rio Trombetas em regiões profundas dos canais e sempre nada em cardumes. É um peixe que ataca bem as iscas dos pescadores. Os habitantes da comunidade costumam pescar no inicio e ao final do dia porque são os melhores horários para fisgar e puxar as maiores pescadas. Uma técnica de pescaria fácil e prática que os pescadores locais utilizam muito para pegar as corvinas é tática do "soca". Esse tipo de pesca, envolve apenas ter uma linha e um anzol apropriado para começar a pescar. Não é necessário utilizar iscas brancas, pois a pescada ataca o anzol penas com o movimento de "puxa e solta" que você faz.
Curiosidade sobre o Peixe
Você sabia que dentro da cabeça da pescada existe duas pedras? De cor branca e aspecto cristalino. As pedras servem para orientar o peixe na água, já que as corvinas vivem em par, esse cristal vibra mostrando sua posição, para não se perderem uma da outra. Dependendo do comprimento da pescada, as pedras variam de tamanho.
Segundo a tradição popular, essas "pedras" teriam poderes curativos. Na França do século XVI, chamavam-se "pedras de cólica" e eram usadas como uma espécie de amuleto para prevenir ou curar cólicas renais.
Qual o Significado das Pedras Brancas?
As pedras brancas estão relacionadas à purificação, proteção e harmonia. Logo, são usadas para proteção contra energias negativas. Elas também são utilizadas na confecção de brincos e colares.
Conclusão
Gostou de conhecer sobre a Pescada-Branca (Corvina) do rio Trombetas? Se sim, deixe sua curtida, comentário e cadastre-se no blog. Assim que chegar novos posts e assuntos relacionados com a pesca esportiva e o ecoturismo na região você ficará sabendo em primeira mão, a sua participação é muito importante para que continuemos a escrever cada vez mais sobre a região de Cachoeira Porteira, Oriximiná-PA.
Publicidade
Talvez Você Esteja Precisando
Para apoiar o nosso trabalho de divulgação da pesca esportiva na região de Cachoeira Porteira, acesse os links e confira as promoções dos acessórios de pescaria (molinete, carretilha, iscas artificiais, varas de pesca, e muito mais).
Referências
RITA ELISA SEDA. No reino de Goiás. Disponível em: <https://palavrasdeseda.blogspot.com/2010/08/no-reino-de-goias.html>. Acesso em: 20 maio de 2022.
PERGUNTAS POPULARES. Para que serve a pedra na cabeça da corvina?. Disponível em: <https://perguntaspopulares.com/library/artigo/read/549879-para-que-serve-a-pedra-na-cabeca-da-corvina#:~:text=Segundo%20a%20tradi%C3%A7%C3%A3o%20popular%2C%20essas,gastronomia%20e%20na%20pesca%20esportiva>. Acesso em: 20 maios de 2022.
Comments