Thyrorus
Tucunaré-Porteiro
-
Cichla Thyrorus é o nome científico do Tucunaré-Porteiro. Exclusivo do Rio Trombetas esse espécie está se tornando um símbolo amazônico cobiçado pelos pescadores de todo o Brasil. Significado de Tucunaré vem do Tupi "tucun" significa (árvore) e "aré" (amigo), ou seja, "amigo da árvore". No entanto, o tucunaré Thyrorus gosta mesmo é de ficar entre as pedras encravadas do rio Trombetas
Distribuição
-
O Tucunaré Thyrorus está distribuído a montante das Cachoeiras na região da comunidade Quilombola de Cachoeira Porteira, Oriximiná-PA, Brasil. O Thyrorus se alimenta predominantemente de piscívoro. Consome peixes menores (inclusive de sua própria espécie). Costuma se alimentar também de outros animais aquáticos, insetos e pequenas aves entre outros pequenos animais que caem na água. O Tucunaré Thyrorus não faz migração (não “participa” da piracema). Formam casais e escolhem áreas de águas paradas, locais espraiados, proximidades de estruturas submersas e remansos para construir os ninhos e cuidar das proles.
Publicidade
Importância econômica
-
A espécie Thyrorus tem uma grande importância econômica no território de Cachoeira Porteira, considerado a espécie de tucunaré mais procurada por pescadores esportivos, faz com que o turismo de pesca esportiva movimente a economia local, gerando diversos empregos para a população da comunidade de Cachoeira Porteira.